SEJAM MUITO BEM VINDOS!

ANA MELLO!

ANA MELLO!
“A má teologia desonra a Deus e destrói as pessoas.” John Piper

BOAS VINDAS!

VOCÊ ACABAR DE ENTRAR EM MEU SONHO! DE FALAR DE JESUS A TODOS QUANTO ELE QUEIRA! COM O ÚNICO INTUITO DE PROCLAMAR O EVANGELHO COMO ORDENOU A NÓS TODOS O SALVADOR! AGRADEÇO A DEUS POR VOCÊ ESTAR AQUI. SEI QUE FOI ELE QUEM TE ENVIOU PELA SUA SOBERANA VONTADE! QUE DEUS FAÇA EM SUA VIDA ACONTECER TODOS OS SONHOS QUE ELE SONHOU PRA VOCÊ! OBRIGADO MEU SENHOR! OBRIGADO IRMÃO!


ANA MELLO

QUER SER AMIGO DESSE BLOG! CLICK PARTICIPAR DESSE SITE! OBRIGADO! QUE DEUS ABENÇOE!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

PRIMEIRA PARTE


JONAS


Em uma noite abro meu MSN, olho os meus contatos pra ver quem está online. Observo um contato que está sem sua foto. Vou chama-lo aqui com o nome fictício de Jonas, pra quem conhece a história dele na BÍBLIA esse nome fará muito sentido.
Não tenho o hábito de chamar ninguém pra conversar mais o perfil de Jonas sem foto me chama a atenção. Não gosto de ter em meio a meus contatos quem não lembro e é pela foto que muitas vezes consigo identificar.
Olho então mais uma vez e percebo que a luz verde do seu status acende ele está agora online. Resolvo então chama-lo:
(Eu) * Oi!
(Ele) * Oi!
(Eu) *cadê sua foto?
(Ele) *não está aparecendo? Não estou entendendo não foi você quem roubou? Risos!
(Eu) *não! (risos) porque não sai do seu MSN depois volta talvez funcione.
(Ele) *Vou fazer isso e já volto! Você espera? Quero falar com você!
(Eu) *Estarei aqui.
Depois de alguns minutos Jonas volta dizendo:
*Perdi todo meu arquivo de fotos.
(Eu) *Como?
(Ele) *Não sei explicar algo estranho está acontecendo aqui.
(Eu) *Jonas reinicie seu computador talvez funcione.
Enquanto escrevia isso, Jonas entra no MSN são 14 horas e 30 minutos do outro dia.
Bem, continuando ele quando sugeri que reiniciasse seu computador fica em silêncio por minutos e então diz:
*Posso falar com você?
Demoro pra responder ele me chama a atenção com uma sacudida de tela. Respondo:
*Sim! Desculpa!
(Ele) *Você sabe que morei muito tempo ai em sua cidade?
(Eu) *É não sabia!
(Ele) *Pois é! E tive muitos problemas ai.
(Eu) *De que tipo?
(Ele) *Trabalhei em uma empresa de ônibus de 2002 a 2008. Inclusive fiz a comunidade onde você mora por dois anos. Talvez você até me conheça e não lembre.
Um breve silêncio e diz finalmente
*Posso desabafar com você?
Essa pergunta me causa um sentimento de responsabilidade estranho e respondo insegura:
*Se você quiser?
(Ele) *O assunto é sentimental ok!
(Eu) *Não tem problema!
(Ele) *então lá vai! Risos!
*Bem minha vida andava normalmente. Cheguei ai em sua cidade em 1999, logo após sair do quartel. Em 2001 conheci uma guria, logo começamos a namorar. Ela tinha 17 anos e eu 26.
No início não gostava muito dela, mais como era muito legal e carinhosa fui ficando com ela, mais sempre com um pé atrás, por ter nove anos mais que ela.
(eu) * Entendo.
(ele) *O pai dela não gostava de mim, não queria o namoro, a mãe dela sim concordava. O pai era porque eu não tinha nem uma bicicleta pra andar. Era pobre e continuo pobre! Risos.
E ele conclui:
*Estou melhorando! Risos de novo.
(Eu) *que bom! Risos.
(Ele) *É! Só que me apaixonei por ela!
Breve silêncio! E ele então continua:
*E tivemos quatro maravilhosos anos de namoro fizemos muitas coisas juntos. Inesquecíveis anos.
E foi minha humilde dedicação que acabou por conquistar a confiança do pai dela. Assim, tudo se seguia bem, eu a levava pra faculdade, pra o cinema etc... Tudo com o carro do velho! Risos! A pé não dava, a ULBRA é muito longe! Lembra, não tinha nem uma bicicleta. Risos! Estamos com os preparativos pra casar quase tudo pronto. Ai começa meu sofrimento...
(Eu) *Oque aconteceu?
(ELE) *Tinha um cara vizinho que sempre dava em cima dela já á muito tempo. Ela mesma já havia comentado comigo que era apaixonada por ele na adolescência. Mais isso foi bem no começo nem liguei afinal passado é passado e todo mundo tem. Não é?
(Eu) * Claro que sim!
Breve silêncio então Jonas pergunta:
*Está com sono? Posso parar se quiser amiga.
(Eu) *Não pode continuar.
Jonas me elogia dizendo:
*Poxa! Você é amiga mesmo! Para escutar essa choradeira de madrugada. Risos!
(EU) *Não se preocupe amiga é pra essas coisas. Risos.
Disse isto mais não sabia bem porque estava tão presa a história de Jonas, que afinal eu mal conhecia e sequer o tinha visto pessoalmente. E peço a ele que continue. Ele diz:
*Então vou continuar. Em um belo dia de sol ela simplesmente me pede um tempo, só que oque queria mesmo era terminar o namoro.
Foi sofrimento demais pra mim a ponto de adoecer. Sabe quando você já está com sua vida organizada e seus planos de futuro todos são com aquela pessoa, você já não se imagina mais sem ela. E muito menos que algo assim viesse á acontecer algum dia?
Fiquei doente mergulhado em um grande quadro de depressão. A essa altura já estava há três anos na empresa. Nessa época fazia sem- direto executivo Porto Alegre a Esteio.
Olha como era minha rotina depois disso tudo: Começava no trabalho ás 4 horas da tarde até a uma da manhã. Chegava e ia dormir. Acordava ás três da tarde e ia de novo pra o trabalho. Não me alimentava direito, só comia um lanche ali outro cá. Chorava todos os dias, inclusive na direção. Claro! Que estava sempre de óculos escuros! Risos!
(Eu) *Risos!
(Ele) *Sabe que nem saia mais de casa? Nem no jogo do Grêmio ia mais! Risos!
O Grêmio e o time do qual nos dois temos paixão em comum, e as poucas vezes que já tínhamos conversado pelo MSN falamos sobre isso. E ele então completa dizendo:
*Abandonei a sociedade, entendeu?
(Eu) *Entendo sim.
(Ele) *Ficava durante dias sem falar com ninguém se não viessem falar comigo. Sabe por quê? Porque estava cometendo um erro gravíssimo. Não só abandonei a sociedade como enfiei a cara no trabalho, quando na verdade deveria procurar ajuda, um tratamento médico.
(Eu) *Sim concordo!
Pergunto o nome dela e onde mora na minha cidade, ele me diz onde é e seu nome. Mais vou chama-la aqui como a Tal como ele mesmo se refere a ela em outros momentos. Depois de responder ele continua dizendo:
*Sabe o charmoso que assediava ela, a sua paixão da adolescência pelo qual fui trocado? Levou ela pra morar com ele, porque os pais dela não aceitarão o fim do nosso namoro por essa relação. Mas ficaram somente um ano juntos, soube depois que o lindo até bater nela ele batia. Que era muito ruim pra ela. Nossa eu sempre a tratei como a uma princesa!
(Eu) *Parece castigo até!
(Ele) *sim! E eu sofrendo por ela. Mais olha só oque eu pensava em quanto isso, numa tentativa de vingança ou de dar a volta por cima, sei lá?
Juntava dinheiro do meu salário de motorista que não é muito, hoje ganha uns R$ 1.540,00 ao mês. Mas eu montei um plano. Dizia a mim mesmo que daria a volta por cima. E em dois anos juntei R$ 28.000,00 e comprei um carro.
(Eu) *Puxa!
(Ele) *É! Você sabe aquele pálio lançamento do BIG BROTHER 2008. Cheguei á loja ele estava em exposição. Sabe aqueles suportes que ficam girando dentro da loja. Chamei o vendedor apontei pra o carro e disse: Quero aquele! O vendedor a princípio disse que como era lançamento tinha que vir não sei de onde e demoraria a entrega, mas mesmo assim me pergunta se era por financiamento. Respondi que não, que era na borracha! RISOS! Que moral hem! Acredita que daí ele iria ligar pra não sei quem, pra não sei aonde e me entregaria o carro logo e até cafezinho o cara me deu? Risos! Bom, sei que fui o primeiro a entrar em sua cidade com o Pálio do BIG BROTHER.
(Eu) *Risos! Legal!
(Ele) *É amiga mais a isso eu ainda preferia estar com aquela pessoa, estava magro, debilitado e doente. Meu coração sangrava cada vez mais e parecia que não iria cicatrizar nunca.
(Eu) *entendo!
(Ele) *Então caí na gandaia! Risos! Em um sábado uma amiga me convida pra ire em um baile onde estaria tocando uma banda que ela gostava. Acredita amiga que era no mesmo dia que a tal iria se casar? Lá essa amiga me apresenta uma guria amiga dela. Fiquei azarando a garota a noite toda que não quis ficar comigo. Sabe por quê? Porque estava sofrendo a mesma dor que eu tinha se separado do marido, com um filho de cinco anos que sofria demais a separação dos pais. Soube depois que eles voltaram.
(Eu) *Que bom que teve um final feliz!
(Ele) *E eu enquanto isso sofrendo na gandaia! Risos! De carrão! Risos!
O tempo passa e recebo um bilhete anônimo. Estava fazendo a comunidade dois Ipiranga nessa época.
*Está cansada?
(Eu) *Não! Pode falar.
(Ele) *É que tenho que terminar de falar hoje, porque amanhã já não dá. Depois te explico por que.
(Eu) *Está bem!
(Ele) *Agora olha oque a vida me aprontou: Eu não costumava misturar relacionamentos com trabalho, mantinha minha ética de motorista e não falava com as passageiras. Risos! Tinha uma guria que pegava o ônibus todos os dias, e somente nos olhávamos pelo retrovisor!
Ela sentava sempre no banco de trás do motorista, nunca tinha falado com ela, mais nesse dia que recebi o bilhete anônimo disse pra ela: Você se esqueceu de colocar seu nome no bilhete. Que mancada! Ela respondeu: Que? Eu? Risos! E eu pensei: puxa! Como vou explicar isso agora? Pensei que fosse ela. Pedi desculpas.
Ela disse: Outra hora você me explica isso melhor. Respondi que se ela quisesse dar mais uma volta comigo eu explicaria. Ela aceitou e sentou no famoso banquinho de volta. Chegou o fim da linha falei que pensei que fosse realmente ela que estava afim de mim e pedi desculpas de novo.
Ela então respondeu: Não se preocupe sei quem você é, sei que ainda ama a tal, conheço ela também. Foi ela quem te mandou esse bilhete. Está sofrendo muito arrependida. Bem feito colocou fora o melhor homem de sua vida. Sei de toda sua história, você é legal! Você fez dela uma princesa e ele te fez de idiota.
(Eu) *puxa! Querido! Podemos terminar essa conversa amanhã? Já esta realmente muito tarde!
(Ele) *Espere vou só resumir pra você! Amanhã realmente não vai dar, e nem sei exatamente por quanto tempo ficarei fora da internet.
(Eu) *Mas por quê?
(Ele) *E que esse meu quadro depressivo piorou muito nesse tempo todo que não busquei ajuda ou tratamento. Agora estou afastado do trabalho, e amanhã mesmo estarei sendo internado em uma clínica psiquiátrica. E acredite amiga chorei muito em meio a essa nossa conversa, mas também ri. Foi muito bom ter desabafado com você. É uma amiga especial! Agora vou deixar você dormir.
(Eu) *Jonas espere! Foi Deus quem nos colocou aqui juntos nesse momento tão crucial na tua vida! Você acredita em Deus Jonas?
(Ele) *Sim sou cristão! E coloco Deus a frente de minha vida! E é somente por isso que ainda estou vivo aqui pra te contar essa história. Sabe aquele carro lindo que comprei? Pois é! Há um ano, capotei, caí em uma ribanceira e fui lançado para fora do carro e por isso não sofri nem um arranhão. Enquanto o carro deu perca total, virou sucata na Siderúrgica.
Os motivos pelos quais Jonas havia adquirido esse carro não eram os que devem mover alguém, apesar de ter sido fruto de muito trabalho. Por ter sido discriminado pelo pai da TAL no começo do namoro, por ter que usar o carro desse pai pra sair com sua namorada, isso o fazia sentir humilhado. E quando esse relacionamento acaba como acabou, adquirir esse carro além de ser uma forma de chamar a atenção deles, era também uma forma de vingança. E coisas conquistadas com esse propósito não têm as bênçãos de Deus porque Ele e Santo.
Não tenho intenção nenhuma de bancar a psicóloga aqui, mas era oque eu pensava enquanto Jonas falava sobre isso. Mais em tudo isso oque é maravilhoso e a forma com que Deus o livra da morte deixando que se vá apenas o objeto de sua vingança e o deixa intacto como fez a Jonas na barriga do peixe. Porque Deus é Santo mais além de tudo é Amor. E respondo a Jonas:
*Querido sabe por que você está vivo? Porque Deus te ama e tem planos lindos pra você! Ele quer apenas que você clame e o busque. ”Buscarás ao Senhor teu Deus e o acharás, quando o buscares de todo o coração.” (Deuteronômio 4: 29).
Busque Deus em sua vida, aproveite essa nova chance que Ele está te dando de aproximação. Não estou te dizendo que busque uma religião, leia a Bíblia que é a palavra de Deus pra nós, ore, clame Ele pode e quer curar você. Jesus é o médico dos médicos e usará toda a equipe daquela clínica pra cura-lo.
Jonas responde apenas: * Eu sei! Obrigada meu anjo da madrugada! Eu vou voltar não importa quando pra te incomodar de novo! Risos!
(Eu) *Eu profetizo em nome de Jesus que será mais breve que imaginemos e com você totalmente curado para honra e glória do Seu nome! Jonas eu poderia escrever sua história?
(Ele) *Se quiser escrever posso provar tudo que disse, e poderia reunir fotos e fazer um documentário. Mas se quiser o filme vai ter que escutar a história toda um dia. Porque isso não é nem a metade. Risos! Ai! Vou querer meus 30% do lucro. Risos! Agora sim vou deixar você dormir mesmo, passou a noite em claro por minha culpa. Obrigada amiga! Foi muito bom falar com você.
(Eu) *Vá com a paz de Deus querido! Agora é a hora de você pensar em si mesmo. Leu a frase que tem ai no meu perfil?
(Ele) *Sim diz: “Amar a si mesmo é o início de amor pra toda vida.” (Oscar Wilde).
(Eu) *Jesus disse que deveríamos amar ao próximo como amamos a nós mesmos. Por quê? Por que ninguém pode dar aquilo que não possui. O sol só pode iluminar e aquecer a terra por porque possui luz e calor. Entendeu?
(Ele) *Sim!
(Eu) *Por isso ame-se agora para que só depois possa realmente amar e ser amado. E não esqueça que nós temos amor mais Deus é amor!
Jonas faz breve silêncio como quem pensa. E diz: *Sei que Ele vai me ajudar.
(Eu) *Então se crer veras o mover de Deus na sua vida. Pois sem fé é impossível o Seu agir.
(Ele) *Agora deixarei você descansar mesmo.
(Eu) *E você também, amanhã será um dia especial pra você e deve descansar.
(Ele) *Não sei quando mais eu volto pra te incomodar de novo.
(Eu) *Imagina para mim foi um prazer e agradeço pela confiança que depositou em mim. Lembre-se de tudo que falamos, Deus é contigo!
(Ele) *Sim então fui! Obrigada!
(Eu) *Vá com Deus!
Fico assistindo a janela e a foto que com muito custo Jonas colocara se apagar. A foto que foi o princípio de toda nossa conversa. Eu que apenas queria saber que rosto tinha Jonas pude conhecer também sua dor, sua alma.
E já quase amanhecia o dia, porém não pude ir dormir e fiz um rascunho disso que agora escrevo. Pensei puxa! Quando será que poderemos conversar de novo? Já que hoje mesmo Jonas começaria sua trilhar seu caminho de saída do ventre do gigante peixe chamado depressão.
Batizei esse amigo com o nome fictício de Jonas, personagem Bíblico bastante conhecido até por quem não tem o hábito de ler a Bíblia. Quem nunca ouviu falar do rapaz que é engolido por um peixe gigante e permanece dentro dele por três dias e somente quando se arrepende e clama a Deus é então vomitado literalmente de seu ventre. Por esse motivo achei relevante falar um pouco sobre sua história, para que entendamos melhor essa comparação.
Bíblia sagrada no livro de Jonas: Logo no primeiro capítulo Deus ordena a Jonas que vá á cidade de Nínive e profetize sobre ela sua destruição caso não se arrependessem de seus muitos pecados.
Porém Jonas decide por fugir de Deus a lhe obedecer. Pega um navio que ia para outra cidade de caminho inverso que o Senhor ordenara. Deus então manda ao mar um grande vento fazendo nele uma grande tempestade.
Quando o navio estava prestes a se quebrar, os marinheiros começam então a clamar ao Deus de sua crença e lançavam no mar tudo que fazia peso. Enquanto Jonas dormia no porão. O capitão vendo isso diz: *Levanta e invoca o teu Deus talvez Lembre- se de nós e assim não morremos! Alguém então desconfia que aquela situação em que se encontravam, tinha haver coma presença de Jonas no navio. Começam assim a interrogar Jonas que confessa estar fugindo de seu Deus e da missão que Ele lhe ordenou.
Os marinheiros cheios de temor, perguntam a Jonas que poderiam fazer pra que o mar se acalmasse. Jonas diz á eles para que o jogassem no mar por que sabia que era por sua causa que aquela tempestade estava sobre eles. Aqueles homens ainda remaram, lutaram mais nada conseguiam o mar cada vez mais vinha sobre eles. Então rogaram a Deus para que a culpa de sangue inocente não lhes sobreviesse que foi Deus quem o quis assim. E jogaram Jonas no mar que logo cessou sua fúria.
Deus preparou um grande peixe para que tragasse Jonas. Que permanece por três dias e três noites nas entranhas do peixe. Que de lá então clama a Deus dizendo: “Na minha angústia, clamei ao Senhor, e Ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e Tu o ouviste a minha voz.” (Jonas 2:2) E na segunda vez que Deus lhe ordena então obedece prega naquela cidade que se arrependem se convertem dos maus caminhos. Deus assim não destrói a cidade.

Confira MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE JONAS NO MEUS PRÓXIMOS BLOGGS!
Postado por ANA MELLO às 12:29

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO ELE É MUITO IMPORTANTE PRA MIM! E SERVIRA COMO INCENTIVO DE ESTAR SEMPRE ESTUDANDO E ORANDO PRA MELHORAR ESSE BLOG! OBRIGADO A TODOS!

ANA MELLO